ANTES DE QUALQUER TRATAMENTO
CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO
ENERGIA EXTRA e CRESCIMENTO DOS MÚSCULOS
Para conseguir eficiência nos esporte, o corpo dos desporlistas deverá ter as seguintes características: consistência muscular e energia suficiente para mover-se com rapidez e força.
Consistência muscular:
Os músculos devem possuir um mínimo de força, estarem bem estruturados e possuírem tamanho correto, proporcional ao corpo e ao tipo de exercício ou esporte que se deseja realizar.
Uma musculatura delgada não poderá servir para exercícios com pesos e sim deve servir para exercícios de barras ou saltos. Em alguns casos se necessitará mais de força do que agilidade; em outros casos, o contrário.
A consistência e a qualidade muscular se consegue por dois meios: nutrição e exercício.
Nutrição adequada: os músculos e todas as células do corpo se edificam à base de proteínas com intervenção de minerais e de vitaminas no processo metabólico.
As proteínas, por sua vez, se compõem de amirtoácidos. Dependendo do tipo de tecido que se trate são necessários tipos diferentes de amirtoácidos. As moléculas de amirtoácidos são como os ladrilhos com que se edificam uma casa, conforme o local onde são colocados, deve-se utilizar os tipos de ladrilhos corretos. Portanto, o que se necessita para edificar músculos fortes e volumosos são: proteínas (amirtoácidos), vitaminas e minerais.
Energia muscular:
A anergia provém do metabolismo dos açúcares, dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, nesta ordem de importância.
A energia do corpo provém principalmente do açúcar que se encontra no sangue (na forma de glicose), sendo que os carboidratos que consumimos se convertem em glícose e esta em glicogênio (para armazenar-se nos músculos).
O resto se obtém queimando combustíveis menos eficientes, que são as gorduras e as proteínas.
Cromo:
O picolinato de cromo foi desenvolvido pelos laboratórios de Investigação de Nutrição Humana patrocinado pelo governo americano e patenteado pelo Departamento de Agricultura dos E.U.A., podendo ser usado como um suplemento nutricional seguro e eficaz.
Demonstrou-se que o cromo (picolinato de cromo) aumenta substancialmente os músculos e diminui a gordura do corpo ao ajudar os amirtoácidos a se incorporarem à massa muscular e a gordura a se transformar em energia.
Para desenvolver a musculatura e obter energia recomenda-se, além do exercício, ingerir nutrientes adequados, que se indicarão mais adiante.
Preparados nutricionais:
Existe uma diversidade de pós e de preparados que contêm proteínas, minerais, vitaminas e outros elementos para o crescimento muscular. Estes preparados, em conjunto com o picolinato de cromo e com o suco de Aloe Vera podem ser complementos nutricionais adequados.
Recordemos que a Aloe Vera contém 18 dos 23 aminoácidos, que o corpo humano necessita, além de conter muitas enzimas que favorecem e ajudam o processo digestivo.
As fibras musculares requerem energia para poder contrair-se e estirar-se.
Esta energia se acumula nas células do tecido muscular através do glicogênio e de uma substância à base de fósforo que se chama ATP (Adenosina Trifosfato). Um elemento importante no desencadeamento do processo energético do ATP dentro da célula é a co-enzirria q-1 0 (na parte das células que se chama mitocôndrio).
A glicose se metaboliza na presença de oxigênio e de outros elementos indispensáveis tal como os minerais e as vitaminas contidas em abundância, por exemplo, no pólen de abelha e na alfala, razão pela qual se recomendam esses elementos.
A insulina, com a ajuda de cromo, realiza a função de fazer com que o açúcar seja aproveitado pelas células, além de ajudar a transformá-lo em glicogênio para ser armazenado no fígados e nos músculos e, assim, ser aproveitado0 glicogênio é a primeira fonte de energia que se utiliza (se consome durante os 30 primeiros quilômetros da corrida), posteriormente se gastam as reservas
de energia que se tem em forma de gordura, as quais são menos menos eficientes, já que devem sofrer várias transformações antes de serem utilizadas.
Os desportistas profissionais - um dia antes de uma competição - consomem grandes quantidades de carboidratos (farinhas integrais, feijões, lentilhas, batatas etc., além de açúcares que não sejam refinados), para aumentar a armazenagem do glicogênio, aumentando assim sua resistência. A insulina assegura não somente uma rápida absorção do açúcar do sangue, senão também converte o glicogênio, que é uma forma especial de glicose, que fica armazenado nos músculos, para ser usado quando a energia é necessária imediatamente.
Cromo (picolinato):
Cromo é um dos elementos que faz com que a insulina realize sua função com eficiência. A insulina com a ajuda do cromo (especialmente do picolinato de cromo), como fator essencial, converte os carboidratos, as gorduras e algumas proteínas em açúcar e mais tarde em energia.
Tem-se comprovado, por diversos estudos, que o picolinato de cromo pode aumentar radicalmente o crescimento muscular, reduzindo a gordura corporal.
Quando se encontram aminoácidos suficientes no sangue, o picolinato de cromo faz com que essas proteínas se introduzam nas células dos tecidos musculares, fortalecendo assim sua estrutura e seu tamanho (ler “0 programa do cromo”, de Dr. Jeffrey Fisher).
Exercício:
O exercício diário e a tensão muscular são indispensáveis para conseguir-se o desenvolvimento dos músculos, bem como a flexibilidade e a rapidez que se requer para os esportes.
Ao ingerir os elementos descritos anteriormente e não fazendo exercícios, isto provocará um acúmulo de energia em forma de gordura.
Os carboidratos se transformam em glicose. Porém, se o corpo não a utiliza, esta se acumulará em forma de gordura, tornando-se obeso. 3.300 cal. equivalem a 1/2 kg de gordura.
Recomendações:
Além disso, recomenda-se ingerir:
1. Vitaminas: multivitamínas (pólen e alfafa).
2. Minerais: cromo e multiminerais
3. Outros: co-enzima q-1 0, proteínas e aminoácidos
4. Mistura proteica (“milk-shake”) à base de proteínas vegetais e fibras.
5. Picolínato de cromo: 4 comprimidos - acrescente pólen de abelha ou alfafa.
6. Ginseng: Este elemento natural proporciona grande quantidade de energia. 4 comprimidos.
7. Multiminerais: 6 comprimidos - fósforo, cálcio e potássio.
8. Suco de Aloe Vera (180 ml)
9. Pólen (4 comprimidos) e alfafa (4 comprimidos), Eles contêm todas as vitaminas que são requeridas para produzir energia.
10.Ingerir um pouco de mel diariamente antes das competições (o mel contém grande quantidade de glicose e frutose que dão muita energia).
BIBLIOGRAFIA:
Recomenda-se ainda a leitura de:
• “O programa do cromo”, Dr. Jeff rey Fisher.
• “Os efeitos do picolinato de cromo sobre a insulina, com parâmetros controlados”Int. Journal Biosocial Medicine 1989.