ESCLEROSE MÚLTIPLA

ANTES DE QUALQUER TRATAMENTO
CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO

A ESCLEROSE MÚLTIPLA se apresenta como uma degeneração das células nervosas.

Sintomas:

Os sintomas mais freqüentes são: debilidade muscular, dificuldade para se manter em pé, falta de coordenação e de equilíbrio, fadiga, enjôos, visão nublada, dificuldade para falar, inabilidade para controlar os intestinos e a bexiga, paralisia de alguns músculos e mudança de caráter.

O desenvolvimento da enfermidade é lento e desaparece por alguns períodos de tempo, porém volta a manifestar-se irremediavelmente.

Causas:

As causas não são bem conhecidas, porém se tem obtido dados suficientes para supor que existe uma má nutrição e uma possível infecção. Este mal aparece mais entre as pessoas dos 25 aos 4O anos.

Tratamento:

O tratamento mais adequado é a ingestão de multivítaminas B1, B6, B12, D e E, bem como de minerais cálcio e magnésio, gorduras insaturadas (Omega-3), ingestão de óleo de soja, de girassol e de milho, peixes, vegetais, frutas e grãos integrais.

Descanso e exercícios adequados também são benéficos.

O cigarro e o álcool devem ser eliminados, já que interferem destruindo as vitaminas do complexo B e as gorduras insaturadas.

Verificou-se nos pacientes com este mal que 90 a 95% dos casos tiveram uma considerável melhora de sua enfermidade quando sua nutrição foi bem balanceada.

Recomendações:

Além disso, recomenda-se:

1. Vitaminas: multivitaminas B1, B6, B12, D e E.
2. Minerais: cálcio e magnésio
3. Outros: lecitina e óleo ômega-3
4. Geléia real: 3 a 4 comp. de 250 mg por dia
5. Pólen de abelha: 3 comp. de 500 mg
6. Multimineirais: 6 comp.
7. Beta-caroteno com vitamina E: 2 comp.
8. Suco de Aloe Vera (180 ml)
9. Óleo de peixe com ômega-3 (6 comp.)
10.Vitamina C: 4 comp.