ENVELHECIMENTO E LONGEVIDADE


O ENVELHECIMENTO DA PELE, bem como das células de todos os órgãos do corpo são parte de um processo natural que segue um programa dirigido a partir dos genos.

Nesse processo de envelhecimento intervém o sistema imunológico com seu centro de operações localizado na glândula timo.

Quando essa glândula começa a falhar, todo o sistema de defesa do organismo falha e os órgãos ficam às expensas dos vírus e das bactérias.

Os nutrientes que ajudam a manter a glândula timo sadia são: as vitaminas A, C e E e os minerais zinco e selênio.

Por outro lado, descobriu-se que o fumo e o “smog” produzem cruzamentos moleculares nas células e esses são os responsáveis pelo enrijecimento da pele tomando-a quebradiça e enrugada.
Este efeito de cruzamento molecular é produzido pelos radicais livres que tendem a destruir e desintegrar as células por oxidação, bem como as proteínas e os tecidos, assim como o DNA, que é o coração das células.

Os radicais livres, por sua vez, são produzidos pelos raios ultravioleta do sol e pelo metabolismo normal de cartas gorduras, além do “smog”. Eles afetam as células do cérebro produzindo enfermidades da velhice, como a perda da memória, depressão, insônia, a debilidade sexual e a arteriosclerose.

O Dr. Earl Stadman, do Instituto Nacional para o Coração, Pulmões e Sangue, em Bethesda, recomenda a ingestão de vitaminas A, C e E, já que existem fortes evidências de laboratório que demonstram que a ingestão dessas vitaminas neutraliza os radicais livres, prevenindo assim enfermidades degenerativas como o câncer, mal de Alzheimer, artrites e distrofia muscular, prolongando desta maneira a vida.

O Dr. Charles Hennekens, da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, comenta que um estudo realizado em homens com problemas de coração e que ingeriram vitamina A possuem a metade dos problemas cardíacos em comparação com os que não ingeriram essa vitamina.

O Dr. Hennekens realizou estudos em 22.000 homens e 40.000 mulheres, provando a eficácia do beta-caroteno nos problemas de envelhecimento.

Outro estudo que se realizou no centro médico da Universidade do Texas, em Dallas, demonstrou resultados semelhantes sobre os problemas cardíacos, combinando as vitaminas A, E o C. A combinação dessas três vitaminas é mais eficaz do que se forem tomadas cada uma delas em separado, comenta o Dr. Carl Cotman, diretor da Unidade Irvine de Envelhecimento do Cérebro da Universidade da Califórnia.

Recomendações:

Além disso, recomenda-se:

1. Vitaminas: A, B1, B2, 136, B12, C, 12 e E.
2. Minerais: cálcio, magnásio, manganês, selênio.
3. Beta-caroteno com vitamina E e sciênío (2 comprimidos)
4. Vitamina C: 2 comprimidos.
5. Ginseng (4) e geleia real (3) com complexo B
6. Zinco e selênio: 6 comprimidos
7. Suco de Aloe Vera