ALCOOLISMO

ANTES DE QUALQUER TRATAMENTO
CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO

O ALCOOLISMO é a enfermidade caracterizada pelo habitual, compulsivo e alto consumo de álcool, além do desenvolvimento de sintomas nefastos quando se deixa de beber repentinamente.

Sintomas:

Uma prolongada dependência do álcool traz como resultados sérios problemas:
• no pâncreas (pancreatite aguda)
• no fígado (cirrose)
• no coração
• no aparelho urinário
• na pele
• nos órgãos sexuais (impotência)
• no aparelho digestivo (gastrite)
• no sistema nervoso, que fica totalmente desequilibrado devido à morte das células nervosas (neurônios), porque o álcool retira a água dessas células, produzindo uma série de transtornos nervosos, como a depressão, a angústia e, nos casos mais graves, o delirium tremens, que provoca alucinações;
• O álcool é uma substância que requer vitaminas e sais minerais para seu metabolismo;
• Os filhos de mulheres alcoólicas podem contrair graves problemas físicos e mentais. Elas apresentam abortos espontâneos mais facilmente, e produzem um retardo no crescimento do feto. Posteriormente, a criança se apresenta com hiperatividade e irritabilidade;
Se uma pessoa grávida ingere álcool regularmente (assim como qualquer outra droga) o feto adquire uma dependência a tais drogas.

Causas do alcoolismo:

1. Herança;
2. Meio ambiente;
3. Trabalho;
4. Beber socialmente;
5. Estresse;
6. Depressão;
7. Ócio;
8. Personalidade imatura;
9. Solidão.

Tratamento:

Associação dos Alcoólicos Anônimos.

Ressaca:

Se você amanhece com a sensação de que a cabeça vai explodir depois de haver bebido álcool em excesso, siga os seguintes conselhos úteis para diminuir seu mal-estar e para eliminar os resíduos tóxicos do álcool:

1. O primeiro passo é tratar de remover o álcool que ainda se encontra no seu corpo, para o qual se usa um açúcar chamado frutose que queima rapidamente o álcool existente no corpo. Algumas frutas e, em maior quantidade, o mel de abelha, possuem frutose, por isso se recomenda a ingestão de um suco de maçã ou de papaia adoçados com mel de abelha.
Além disso, ingerir uma boa quantidade de gel de Aloe Vera, uma vez que ele é altamente hidratante e reduz a dilatação das artérias e veias da cabeça, reduzindo a dor, conseqüentemente;
2. Se a dor de cabeça é forte de manhã, mesmo depois de ingerir a Aloe Vera, tomo um chá de casca de sabugueiro ou duas aspirinas, preferencialmente antes de dormir e logo ao amanhecer (esta medida é recomendada pelo Dir. Kenneth Bloom, do Centro de Saúde da Universidade
do Texas);
3. Ingerir bastante água com suco de Aloe Vera antes de dormir e fogo ao despertar no dia seguinte. Isto ajudará a neutralizar os efeitos da desidratação causada pelo álcool e você se sentirá melhor no dia seguinte.

Tratamento:

1. Vitaminas: complexo B (B1, B5, B6 e B12), para ajudar o sistema nervoso que sofre graves transtornos; vitaminas A (beta-caroteno), C, E e D.
2. Multiminerais: os quais se perdem quando é ingerido álcool em excesso.
3. Desintoxicar-se através de uma dieta à base de suco de laranja ou de uva, associado ao suco de Aloe Vera.
4. Ingerir 6 comprimidos de multiminerais ao dia.
5. Beta-caroteno (2 comprimidos de vitamina A com vitamina E).
6. Vitamina C 2 comprimidos de 60 mg ao dia.
7. Geléia real: 3 comprimidos (contém complexo B).

Bibliografia:

“Alcoolismo na gravidez” de Dir. Marcelo Valdás.
“Mulheres e Álcool” de Blume S.13. Editora Jama.
“Efeitos sobre o feto pelo consumo de álcool”. C.Sc. A. Ed. Jama, p. 249.