FEBRE ALTA

ANTES DE QUALQUER TRATAMENTO
CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO

A FEBRE é a elevação da temperatura do corpo acima do normal, a qual varia em cada indivíduo entre 36 e 37,2ºC, dependendo da região do corpo. Quando a temperatura sobe, começa a interferir nas funções do corpo, chegando a produzir convulsões quando atinge os 42ºC, podendo produzir danos cerebrais irreversíveis quando este nível for mais elevado.

A febre é um sintoma que nos indica que está acontecendo algo errado em nosso corpo. Normalmente ela vem acompanhada de dores de cabeça, náusea, perda de apetite, mal-estar geral e ocasionalmente diarréia e vômito. A temperatura da pele se mantém quente e seca.

Dependendo de como se comporta a temperatura durante vários dias, de como muda entre o dia e a noite, pode-se detectar que tipo de infecção está acontecendo. Por exemplo: no impaludismo a temperatura sobe no terceiro dia e fica normal nos demais dias.

1. Na pneumonia ela se eleva rapidamente e se mantém alta durante vários dias.
2. Na febre reumática, a temperatura sobe rapidamente, porém baixando em dois ou três dias. Mantém-se baixa durante 15 dias e novamente sobe para manterse alta durante alguns dias.
3. Na hepatite, a temperatura sobe levemente de 37 a 38Q e baixa, normalmente, quando os olhos da pessoa ficam amarelados (icterícia).
4. Devemos ficar sempre alerta para perceber que a temperatura nos está indicando que alguma coisa está funcionando mal dentro do corpo. Isso significa que alguma infecção está agindo. O mais importante é baixar essa temperatura e nunca deixá-la chegar aos 40ºC.

Se a temperatura sobe muito, deve-se destapar a pessoa e tirar toda a roupa, passando um pano úmido com água fria.

Se nem assim a temperatura passar, deve-se banhar a pessoa com água a 36ºC.

Isso deve-se repetir várias vezes, cuidando para que a temperatura não ultrapasse os 40ºC. Deve-se ingerir muito líquido, assim como ingerir proteínas e amirloácidos, que restauram os tecidos danificados pela temperatura alta.

Também a ingestão de bebidas com sódio e potássio é muito conveniente.

Pode-se preparar um soro com uma colherinha de sal e uma colher de sopa de açúcar ou mel de abelha em um litro d’água.

Recomendações:

Além disso, recomenda-se:

1. Vitaminas: A (beta-caroteno), C e E.
2. Minerais: magnésio, sódio e potássio,
3. Outros: amirloácidos e proteínas
4. Muita água com sal e açúcar e um pouco de suco de Aloe Vera como hidratante.
5. Beta-caroteno com vitamina E (2 comp.)
6. Própolis de abelha e alho: 6 comp.
7. Não permita que a temperatura passe dos 39,5ºC ministrando aspirina ou algum outro produto.
8. Fique alerta para descobrir qual é a causa da febre.