DIABETE MELITO

image

O DIABETE mais freqüente nos adultos é o Diabete Melito tipo II (o do tipo I acomete as crianças). Essa enfermidade sobrevem quando a concentração de açúcar é elevada (glicose).

A organização Mundial da Sáude (OMS) define o Diabete da seguinte maneira:

Díabete Melito é um estado de hipergilcemia crônica produzido por diversos fatores: genéticos, alimentícios etc. O hormônio insulina secretado pelas células beta do pâncreas é o principal regulador da concentração de açúcar
no sangue. Quando esse hormônio não é produzido eficientemente, a concentração de açúcar no sangue aumenta”
ocasionando, desta maneira, um sem número de transtornos.

Sintomas:

O DIABETE MELITO, se manifesta por uma necessidade exagerada de urinar (seis ou mais vezes por dia), expulsando-se desta maneira o açúcar excedente.

A pessoa fica irritadiça e tem muito cansaço, debilidade e esgotamento, além de muita fome (polifagia), além de uma imperiosa necessidade de ingerir açúcar.

Apresenta-se também uma polidipsia (sede excessiva).

GLICOSIÚRIA. Quando a concentração de açúcar no sangue é exagerada e não pode ser filtrada pelos rins, este passa à urina, tendo um odor de mel de bordo (árvore da família da Aceráceas).

O nível de açúcar no sangue para que apareça glicosúria na urina, é de 180 mg/ 100 ml.

CETONÚRIA. É quando se encontra na urina presença de acetona, tendo a urina e o hálito um forte cheiro de acetona. A cetortúria junto com a glicosúria (acetona mais açúcar) = cetoacidose diabética, podendo ocasionar o coma diabético. Cuidado.

A formação de úlceras na pele e gangrenas nas extremidades dos doentes crônicos se produz pela falta de circulação sangüínea devido à presença de arteriosclerose e hipertensão nessas partes do corpo.

Quando esses sintomas ficam crônicos, podem ocorrer conseqüências graves, já que, sem que se perceba, os dedos dos pés e as pernas podem gangrenarse.

A visão é afetada pelo Diabete crônico, sem sintomas no início.

Pode-se apresentar glaucoma (alta pressão do olho), desprendimento parcial da retina, hemorragias, microarteurismas (artérias que incham) e catarata.

Causas:

Existe uma grande predisposição a herdar o diabete, o qual se manifesta mais facilmente em pessoas obesas.

Essas pessoas podem controlar seu Diabete com uma dieta adequada.

No diabético, o pâncreas não funciona adequadamente, e por isso não produz a insulina na quantidade e na qualidade requerida.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e sua função é ajudar a glicose a peneirar nas células dos músculos, do fígado e do tecido adiposo e líxáta ali como reserva para ser usada posteriormente, de forma imediata, pelos órgãos que não têm a facilidade de armazenamento.

A glicose, não podendo penetrar nas células dos tecidos, fica então em grande concentração no sangue e por isso esses tecidos (músculos etc.) não têm a energia suficiente para funcionar bem, produzindo-se um enfraquecimento da pessoa, já que apesar de ter glicose suficiente no sangue, esta não é aproveitada.

Tratamento:

O Diabete pode ser controlado com uma dieta adequada na qual deve-se incluir muita fibra como a contida na tuna (família das Cactáceas), nas cenouras, nos cereais integrais e nas frutas e verduras em geral.

Você pode controlar seu Diabete se seguir uma dieta adequada e um modo correto de vida.

Descobriu-se que alguns produtos energizantes como o Ginseng contêm algumas substâncias similares ao hormônio insulina, menciona o livro “O Ginseng e suas Maravilhas” de Watterlot, onde ele explica o que encontrou nas investigações realizadas pelo Prof. Dr. Hirolshi Okuda, da Universidade de Ehime, Japão: o Gínseng é uma substância com alguns efeitos similares aos da insulina.

Cromo:

O mineral cromo (em especial o picolinato de cromo) é um elemento muito importante que intervém bastante no metabolismo do açúcar junto com a insulina. (O picolinato de cromo foi desenvolvido pelos “laboratórios de investigação da nutrição humana”, financiado pelo governo dos Estados Unidos e patenteado pelo Departamento de Agricultura dos E.U.A., podendo funcionar como um suprimento nutricionai seguro e eficaz). Recomenda-se ingerir 50 a 200 ug deste mineral por dia para ajudar o processo que a insulina realiza nas células. Demonstrou-se que ao consumir o cromo a insulina realiza sua função com muito mais eficiência, reduzindo assim as necessidades insulínicas do corpo. Dentro dos alimentos que mais contêm cromo estão: a levedura de cerveja, moluscos, óleo de milho e grãos integrais.

O obeso deve baixar de peso para poder controlar o seu Diabete.

A “Associação Americana de Diabete” recomenda:

• Setenta a oitenta por cento das necessidades de calorias devem provir de carboidratos completos: feijões, grão-de-bico, batatas, lentilhas (1 g de carboidratos contém 4 calorias).
• Elimine os açúcares simples. Coma frutas.
• Doze a vinte por cento de suas calorias devem provir de proteínas.
• Coma pouca gordura, de preferência gorduras polfinsaturadas (peixes, atum, salmão, azeite de oliva etc.) (1 g gordura = 9 cal.)
• Coma um mínimo de 4Og de fibras (grãos integrais, trutas, verduras e legumes).
• Baixa seu colesterol. Não se deve ingerir mais do que 3OO mg de colesterol por dia.
• Coma pouco, porém várias vezes ao dia (5 a 6), em lugar de três refeições abundantes. As células do corpo manejam melhor o açúcar do sangue, já que se produz melhor a insulina fazendo-se várias refeições pequenas ao dia.
• Consuma algum suprimento nutricíonal que contenha cromo. o Ginseng produz um efeito parecido com esse elemento.
• Cuide o consumo de álcool (no máximo tome 6O ml de bebida alcoólica duas vezes na semana)
• Faça exercícios físicos. Para o diabético o exercício funciona como se fosse uma dose de insulina.

Atenção:

Existem, no México e nos Estados Unidos, associações dedicadas a orientar as pessoas que padecem deste mal. No México, a “Associação Mexicana de Diabete A.C.” telefone: (83) 564967 ou (83)3587O8. Nos Estados Unidos dirija-se à American Diabetes Association, 166O Duke Street, Alexandria, Virgínia, 22314, tel. (7O3)549-15OO.

Atenção:

Faça qualquer tratamento sob vigilância médica, já que o diabete que não é cuidado adequadamente pode trazer graves problemas à sua circulação, à sua vista, rins, etc.

Recomendações:

Além disso, recomenda-se o seguinte tratamento nutricional:

1. Vitaminas: complexo B
2. Minerais: cromo, magnésio, cálcio, cobre
3. Suco de Aloe Vera (ingerir esse produto começando com uma pequena quantidade, aumentando a dose até chegar a 18O ml por dia).
4. Picolinato de cromo: 3 a 4 tablete, de 5O gg.
5. Ginseng: 4 a 6 comprimidos por dia.
6. Mistura proteica (“milk-shake”) com libra. Substitua uma das refeições pelo mistura proteica (“milk-shake”) misturado ao leite desnatado ou iogurte sem açúcar. Esse produto contém muita fibra. Pode-se enriquecer a fibra adicionando- lhe um pouco de farelo de cereais.
7. Minerais (magnésio e cálcio): 6 comprimidos.
8. Própolis de abelha: 4 comprimidos de 5OO mg (antibiótico para prevenir, qualquer infecção que se apresentar).

BIBLIOGRAFIA:

• “Diabéticos”, de Georgos Tchobroutsky - Ed. Generales Anaya.
• “O Ginseng e suas Maravilhas”, There de Watterlot - Ed. Posada.
• “The Complete Book of Ginseng”, Heffem Richard - Ed. Celestial Arts.