DEPRESSÃO NERVOSA

image

A DEPRESSÃO é um estado no qual a pessoa tem a sensação de que tudo é horrível e sem esperança

Sintomas:

Os sintomas da depressão nervosa são:

A. Esgotamento;
B. Perda de vitalidade;
C. Insônia;
D. Perda de apetite;
E. Perda de esperança.

Causas:

A depressão se apresenta de duas maneiras:

A. DEPRESSÃO REATIVA:

Quando é produzida como uma reação da pessoa ante a perda de um ente querido ou a perda de um negócio.

B. DEPRESSÃO ORGÂNICA OU ENDÓGENA:

É produzida por uma mudança química interna no corpo e no cérebro, tais como as mudanças hormonais, sobretudo nas mulheres durante a menstruação ou a menopausa.

Isso bem pode acontecer pela falta do mineral lítio no cérebro ou pelo aproveitamento inadequado da serotonina (substância química encarregada da transmissão do impulso nervoso entre os neurônios).

Ver o livro PROSAC, do Dr. Ronad R. Fiéve, M.D.

Tratamento:

A atitude positiva que a pessoa toma para enfrentar os insucessos de sua vida é muito importante, já que se esta pessoa se deixa levar por seus pensamentos negativos, de impotência, de fracasso, de tristeza e de apatia, ela mesma faz o bloqueio e cria condições negativas que a impedirão de ver uma saída adequada para seu problema.

Por esta razão se deve manter sempre atitudes e pensamentos positivos, já que fazendo assim se criará internamente condições adequadas que permitam sair do estado depressivo.

Uma pessoa com depressão deverá esforçar-se para ver as circunstâncias positivas que se apresentam para sair de seu problema, por isso ela deve permanecer sempre alegre e alerta.

A alegria é principalmente uma atitude mental que depende secundariamente de fatores externos. Devemos fazer esforços para nos manter sempre alegres independente das circunstâncias adversas do momento.

É importante aceitar o que não tem remédio e sobre essas bases começar a construir um novo futuro, dando-nos conta de que a única coisa que realmente possuímos é o presente, por isso qualquer esforço pessoal diário que realizarmos nos trará um futuro melhor.

Para aliviar qualquer dos tipos de depressão, muitos nutrientes são importantes, já que fortalecem o cérebro e ajudam a produção dos neurotransmissores químicos mencionados: lítio e serotonina (porque influem bastante na formação do equilíbrio emocional da pessoa).

O aminoácido Triptofano que se encontra na Aloe Vera em 30 pprn é o responsável pela produção da serotonina no cérebro e cuja falta no organismo produz a depressão orgànica ou enclógena.

Outro aminoácido necessário para manter o equilíbrio mental durante os estados de estresse é a Tirosina, contida também na Aloe Vera em 14 ppm.

Recomendações:

Além das recomendações anteriores, ingerir:

1. Vitaminas: complexo B (B1, B3, B5, B6, B12), C, colina e niacina.
2. Minerais: cálcio, magnésio, cromo e lítio.
3. Suco de Aloe Vera (1120 ml por dia).
4. Geléia Real (3 comprimidos de 250 mg).
5. Pólen de abelha (4 comprimidos) (contém lítio)
6. Ginseng (4 comprimidos) - contra o estresse.

7. Mistura proteica (“miik-shake”) com fibra
8. Busque ajuda psicológica de um profissional
9. As doses recomendadas são para pessoas de 70 quilos. Se a pessoa pesar menos, reduza as doses proporcionalmente.
10.Comece tomando os produtos lentamente e aumente a quantidade paulatinamente até chegar à dose recomendada de 3 a 8 dias.

O livro PROSAC, do Dr. Ronaldo Fiéve. Revista “Psychology Today”, nov-dez 1993.